O CONSÓRCIO VIA BRASIL, integrado pela Zetta Infraestrutura, venceu a etapa inicial do Programa Pró-Estradas Concessões do Governo do Mato Grosso, com direito de outorga para administrar os lotes de concessão da MT-100, MT-320 e MT-246 por períodos de 30 anos, totalizando a recuperação e gestão de 766 quilômetros de rodovias estaduais.
Os investimentos envolvem a gestão administrativa, a operação e a conservação do sistema rodoviário, e a gestão ambiental, social e de segurança rodoviária voltadas à melhoria e recuperação dos pavimentos, restauração de elementos estruturais, revitalização de sinalização, inclusão de dispositivos de segurança, regularização de acostamentos e conserva.
Entre as atividades envolvidas nas concessões estão limpeza das pistas e acostamentos, recuperação preliminar de pavimentos, tratamento do canteiro central e faixa de domínio, restauração preliminar das obras-de-arte especiais, complementação dos dispositivos de proteção e segurança, recuperação dos dispositivos de sinalização vertical, revitalização da sinalização horizontal, recuperação dos terraplenos e sistemas de proteção, recuperação de passivo ambiental, limpeza e recuperação de sistemas de drenagem e obras-de-arte concorrentes, recuperação de sistemas elétricos e de iluminação.
As Praças de Pedágios, implantadas pela concessão, devem ser compostas por sistemas de leitura e decodificação de placas de veículos e de Wi-Fi de Internet. O Consórcio é ainda responsável, de acordo com estudos de tráfego, pela definição do número de cabines das praças e pela implantação e gestão do Centro de Controle Operacional (CCO) para o processamento e armazenamento de dados recebidos do ambiente rodoviário.
Fazem parte da concessão ainda a implantação de veículos de segurança e atendimento aos usuários, e a instalação de postos de fiscalização da Polícia Militar. As rodovias são importantes vias de acesso para escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e fundamentais na logística operacional do país na distribuição e exportação de alimentos.
A concessão traz a oportunidade de melhoria da logística para o agronegócio, mas também beneficia a saúde pública e o transporte seguro no Brasil.